Hercules Domingues de Faria é vacinado em serviço de saúde da rede privada, em Rio Preto; o Herpes-zóster, que atinge mais a população adulta, não tem cura. |
A PRIMEIRA VACINA CONTRA A HERPES-ZÓSTER, POPULARMENTE CONHECIDA COMO COBREIRO, CHEGA AO BRASIL.INDICADA PARA PESSOAS A PARTIR DOS 50 ANOS, A VACINA ESTÁ DISPONÍVEL NA REDE PRIVADA BRASILEIRA DESDE ABRIL DESTE ANO E PREVINE NÃO SÓ A DOENÇA, MAS TAMBÉM UMA DE SUAS SEQUELAS MAIS TEMIDAS, A NEVRALGIA PÓS-HERPÉTICA (NPH), UMA CONDIÇÃO DOLOROSA QUE AFETA AS FIBRAS NERVOSAS E A PELE.
EXISTENTE DESDE 2006, NOS ESTADOS UNIDOS, A VACINA É A MESMA USADA CONTRA A CATAPORA, MAS PRODUZIDA COM AMOSTRA DO VÍRUS VIVO ATENUADO. ADMINISTRADA EM DOSE ÚNICA, A VACINA FOI AVALIADA EM DOIS ESTUDOS, E UM DELES REVELOU QUE ELA É SEGURA, MESMO EM INDIVÍDUOS COM DOENÇAS CRÔNICAS, COMO DIABÉTICOS E CARDIOPATAS.
CONSIDERADA SEGURA, A VACINA É CONTRAINDICADA PARA PESSOAS QUE TÊM O SISTEMA IMUNOLÓGICO COMPROMETIDO OU QUE FAZEM USO DE CORTICOIDE EM ALTA DOSE OU OUTRO MEDICAMENTO QUE REDUZA A CAPACIDADE DE RESPOSTA DA SISTEMA IMUNOLÓGICO, COMO PACIENTES ONCOLÓGICOS E COM HIV/Aids.
SEGUNDO PRISCILA TRIGO VICENTIN, COORDENADORA DA UNIDADE DE VACINAÇÃO DA UNIMED, EM RIO PRETO, A VACINA NÃO É INDICADA PARA PESSOAS ABAIXO DE 50 ANOS, IMUNODEPRIMIDAS(AQUELAS QUE FAZ USO CONTINUO DE MEDICAMENTOS QUE BAIXAM A IMUNIDADE) E GESTANTES.
EM RIO PRETO E REGIÃO, A VACINA JÁ ESTA DISPONÍVEL NA REDE PRIVADA. NA UNIMED LOCAL, A VACINA É VENDIDA A R$ 450 E R$ 470 (PARTICULAR). A UNIVACIN -CLINICA DE VACINA DE UNIMED CATANDUVA, TAMBÉM OFERECE A IMUNIZAÇÃO. AINDA NÃO EXISTE PREVISÃO DA DISPONIBILIDADE DA VACINA NO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PÚBLICA, E A DURAÇÃO DA IMUNIDADE GIRA EM TORNO DE SETE ANOS.
O HERPES-ZÓSTER NÃO TEM CURA, POIS NÃO HÁ COMO ELIMINAR O VÍRUS VARICELA-ZÓSTER DO ORGANISMO APÓS ELE SER ADQUIRIDO. MAS A VACINAÇÃO PODE REDUZIR O RISCO DA REATIVAÇÃO DO VÍRUS E DE DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA.
APÓS A APLICAÇÃO DA VACINA, HOMENS E MULHERES PODEM SENTIR UM LEVE DESCONFORTO NO LOCAL DA APLICAÇÃO, MAIS PRECISAMENTE ENTRE O 5º E O 14º DIA PÓS A APLICAÇÃO.
RENATO KFOURI, PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES(SBIM), AFIRMA QUE AS VACINAS, DE MANEIRA GERAL, SÃO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. " FOI ATRAVÉS DA LARGA ESCALA DO USO DE VACINAS QUE CONSEGUIMOS ERRADICAR DOENÇAS, CONTROLAR OUTRAS E REDUZIR PRINCIPALMENTE A MORTALIDADE INFANTIL. HOJE, O USO DAS VACINAS NÃO SE RESTRINGE APENAS ÀS CRIANÇAS. A VACINA CONTRA A HERPES-ZÓSTER, POR EXEMPLO, REPRESENTA UM GRANDE AVANÇO NA REDUÇÃO DESTA DOENÇA", AFIRMA.
A MDS, EMPRESA QUE DESENVOLVEU A VACINA, ANUNCIOU QUE, ENTRE OS BRASILEIROS ADULTOS, 95% JÁ FORAM EXPOSTOS AO VÍRUS QUE CAUSA O HERPES-ZÓSTER. PORÉM, APENAS 1% DA POPULAÇÃO SABE DISSO. CERCA DE UMA A CADA TRÊS PESSOAS TERÁ HERPES-ZÓSTER DURANTE A VIDA. A DOENÇA É CAUSADA PELO MESMO VÍRUS DA CATAPORA (VARICELA-ZÓSTER) E O PRIMEIRO CONTATO COM ESSE VÍRUS, COMUM NA INFÂNCIA, CAUSA CATAPORA. MESMO APÓS CURADA, A PESSOA PERMANECE COM O VÍRUS NO SISTEMA NERVOSO (GÂNGLIOS CRANIANOS OU ESPINHAIS), QUE PODE SE MANIFESTAR NOVAMENTE NA FORMA DE HERPES-ZÓSTER.
LESÕES EM PARTES ESPECÍFICAS DO CORPO
ESPÉCIE DE CATAPORA DOS ADULTOS, QUE SURGE NUM PERÍODO EM QUE HÁ INSTABILIDADE DA IMUNIDADE, A HERPES-ZÓSTER É PROVOCADA POR UM VÍRUS, E O CONTÁGIO PODE SE DAR POR :
- POR VIA AÉREA
- CONTATO MUCOCUTÂNEO
- PERINATAL
COMO AS VESÍCULAS POSSUEM GRANDE QUANTIDADE DE VÍRUS FAMILIARES E AMIGOS DEVEM EVITAR O CONTATO COM AS LESÕES. QUANDO AS VESÍCULAS SE TORNAM CROSTAS, NÃO HÁ MAIS RISCO DE TRANSMISSÃO.
ENQUANTO AS LESÕES DA CATAPORA COSTUMAM SER DISSEMINADAS EM TODO CORPO, INCLUINDO CABEÇA, OLHOS, BOCA, GARGANTA E ÓRGÃOS GENITAIS, NA HERPES-ZÓSTER AS LESÕES FICAM LOCALIZADAS EM UMA PARTE ESPECÍFICA, COMO, POR EXEMPLO, O TÓRAX.
ARLINDO SCHIESARI JÚNIOR, MÉDICO INFECTOLOGISTA DA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL (CCIH), DO UNIMED HOSPITAL SÃO DOMINGOS (UHSD), AFIRMA QUE EM ALGUNS CASOS, A DOENÇA É PREOCUPANTE.
" EM PACIENTES COM A IMUNIDADE MUITO COMPROMETIDA, A DOENÇA PODE SE DISSEMINAR PARA DIVERSAS REGIÕES DO CORPO, O QUE A TORNA MAIS GRAVE ", EXPLICA. O TRATAMENTO DA HERPES-ZÓSTER É REALIZADO COM MEDICAMENTOS ANTIVIRAIS, POR VIA ORAL, DE SETE A DEZ DIAS. EM CASOS DE INFECÇÕES MAIS GRAVES O PACIENTE É INTERNADO E RECEBE MEDICAÇÃO ENDOVENOSA.
EXISTEM TAMBÉM O TRATAMENTO MAIS PROLONGADO, EM PESSOAS COM SISTEMA IMUNOLÓGICO MUITO DEBILITADO OU COM HERPES-ZÓSTER MAIS AGRESSIVO E PERSISTENTE.
FATORES DESENCADEANTES
- ALGUNS FATORES, ALÉM DA PREDISPOSIÇÃO, PODEM DESENCADEAR A REATIVAÇÃO DO VÍRUS, COMO INFECÇÕES, IMUNIDADE BAIXA, ESTRESSE, MÁ ALIMENTAÇÃO, FALTA DE SONO E ENVELHECIMENTO.
- APESAR DE A DOENÇA PODER ATACAR EM QUALQUER IDADE, EM 75% DOS CASOS O HERPES-ZÓSTER ACOMETE PESSOAS A PARTIR DOS 50 ANOS.
- ESTIMA-SE QUE, AOS 85 ANOS, 50% DOS INDIVÍDUOS TERÃO APRESENTADO UM EPISÓDIO DE HERPES-ZÓSTER.
COMPLICAÇÕES E ATÉ CEGUEIRA
- O EPISÓDIO DE HERPES-ZÓSTER DURA EM MÉDIA 30 DIAS, MAS A DOENÇA PODE DEIXAR COMO SEQUELA A NEVRALGIA PÓS-HERPÉTICA (NPH), INFLAMAÇÃO DOS NERVOS QUE PROVOCA DORES PERSISTENTES MESMO DEPOIS DO FIM DAS LESÕES.
- O HERPES-ZÓSTER, ASSOCIADOS À NPH, PODE AFETAR ATIVIDADES ROTINEIRAS, TENDO UM IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA COMPARÁVEL A OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE COMO INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, DIABETES, ATAQUE CARDÍACO E DEPRESSÃO.
- A DOENÇA PODE AINDA RESULTAR EM OUTRAS COMPLICAÇÕES, COMO CICATRIZES, PNEUMONIA, COMPROMETIMENTO VISUAL, PERDA DE AUDIÇÃO, INFECÇÕES CUTÂNEAS E FRAQUEZA MUSCULAR.
SINTOMAS DA DOENÇA
- DOR AGUDA DEBILITANTE DE UM LADO DO CORPO E APARECIMENTO DE BOLHAS E FERIDAS NO LOCAL SÃO OS PRIMEIROS INDÍCIOS DO HERPES-ZÓSTER.
- A DOENÇA SE MANIFESTA COM COCEIRA, FORMIGAMENTO OU QUEIMAÇÃO LOCAL, GERALMENTE APENAS DE UM LADO DO CORPO, ALÉM DE BOLHAS PARECIDAS COM AS DA CATAPORA.
- A DOR AGUDA É RELATADA POR 96% DAS PESSOAS ACOMETIDAS, ENTRETANTO QUASE METADE DELAS INFORMA QUE SENTE DOR TODOS OS DIAS E CLASSIFICA A DOR COMO INSUPORTÁVEL.
- OS SINTOMAS SE MANIFESTAM EM PARTES ESPECÍFICAS E SOMENTE EM UM LADO DO CORPO. A MAIORIA DOS CASOS OCORRE NA REGIÃO TORÁCICA, SEGUIDA DA FACE E MEMBROS INFERIORES.
- O HERPES-ZÓSTER PODE SER ACOMPANHADO DE FEBRE E MAL-ESTAR
SAIBA MAIS
- UM ESTUDO DEMONSTROU QUE AS VACINAS CONTRA HERPES-ZÓSTER E CONTRA GRIPE PODEM SER ADMINISTRADAS JUNTAS.
- A FALTA DE INFORMAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS VILÕES CONTRA A DOENÇA, CUJA FREQUÊNCIA VEM CRESCENDO PROPORCIONALMENTE AO AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA DA POPULAÇÃO.
- SITUAÇÃO COMO ESTRESSE EMOCIONAL, IDADE AVANÇADA E DOENÇAS IMUNOSSUPRESSORAS FAVORECEM O REAPARECIMENTO.
FONTE MDS E ARLINDO SCHIESSARI JUNIOR, MÉDICO INFECTOLOGISTA DA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITAL(CCIH),DO UNIMED HOSPITAL SÃO DOMINGOS (UHSD).
Nenhum comentário:
Postar um comentário