TABAGISMO
O TABAGISMO É CONSIDERADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE EVITÁVEL NO MUNDO. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESTIMA QUE UM TERÇO DA POPULAÇÃO MUNDIAL ADULTA, ISTO É, 1 BILHÃO E 200 MILHÕES DE PESSOAS SEJAM FUMANTES, DESTAS APROXIMADAMENTE
- 47% - SÃO HOMENS
- 12% - SÃO MULHERES.
VOCÊ SABIA?
- A FUMAÇA DO CIGARRO TEM MAIS DE 4,7 MIL SUBSTÂNCIA TÓXICAS.
- ALCATRÃO TEM MAIS DE 40 COMPOSTOS CANCERÍGENOS.
- MONÓXIDO DE CARBONO (CO) EM CONTATO COM A HEMOGLOBINA DO SANGUE DIFICULTA A OXIGENAÇÃO, TEM COMO RESULTADO : NÃO PERMITE QUE ALGUNS ORGÃOS TENHAM OXIGÊNIO E CAUSAM DOENÇAS COMO: ATEROSCLEROSE (ENTUPIMENTO DOS VASOS SANGUÍNEOS).
- NICOTINA É CONSIDERADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, DROGA PSICOATIVA QUE CAUSA DEPENDÊNCIA, AUMENTA A LIBERAÇÃO DE CATECOLAMINAS, QUE CONTRAEM OS VASOS SANGUÍNEOS E ACELERAM A FREQUÊNCIA CARDÍACA, CAUSANDO HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA).
O TABAGISMO ESTÁ RELACIONADO A MAIS DE 50 DOENÇAS, SENDO RESPONSÁVEL POR:
- 30% DAS MORTES POR CÂNCER DE BOCA
- 90% MORTES POR CÂNCER DE PULMÃO
- 25% MORTES POR DOENÇAS DO CORAÇÃO
- 85% DAS MORTES POR BRONQUITES E ENFISEMA
- 25% DAS MORTES POR DERRAME CEREBRAL
SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, TODO ANO 5 MILHÕES DE PESSOAS MORREM NO MUNDO POR CAUSA DO CIGARRO. E, EM, 20 ANOS, ESSE NUMERO CHEGARÁ A 10 MILHÕES SE O CONSUMO DOS PRODUTOS COMO CIGARROS, CHARUTOS E CACHIMBOS CONTINUAREM AUMENTANDO.
SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA) O TABACO TAMBÉM TEM RELAÇÃO COM A IMPOTÊNCIA SEXUAL E INFERTILIDADE MASCULINA, POIS PREJUDICA A MOBILIDADE DO ESPERMATOZOIDE.
OS PREJUÍZOS TAMBÉM SÃO ATRIBUÍDOS AO CACHIMBO E AO CHARUTO. APESAR DE NÃO SEREM TRAGÁVEIS, POSSUEM UMA ALTA CONCENTRAÇÃO DE NICOTINA, QUE É ABSORVIDA PELA MUCOSA ORAL.
NÃO SÓ O FUMANTE ATIVO (O QUE FUMA) MAS O FUMANTE PASSIVO (AQUELE QUE CONVIVE COM O FUMANTE) TAMBÉM AUMENTAM OS RISCOS DE DOENÇAS.
VOCÊ SABIA?
- SETE NÃO FUMANTE MORREM POR DIA.
- 30% TEM RISCO PARA CÂNCER DE PULMÃO
- 24% TEM RISCO PARA INFARTO
TRATAMENTO
OS TRATAMENTOS MAIS EFICAZES UNEM, APOIO MEDICAMENTOSO COM MUDANÇAS DE HÁBITO. A COMBINAÇÃO É IMPORTANTE PORQUE O TABACO CAUSA DEPENDÊNCIA FÍSICA, PSICOLÓGICA E COMPORTAMENTAL:
- FÍSICA : CADA TRAGADA TEM 4.730 SUBSTÂNCIAS E AO LONGO DO TEMPO O CORPO PASSA A PRECISAR DO CIGARRO PARA FUNCIONAR. QUANDO SE TIRA ESSAS SUBSTÂNCIAS, PARTICULARMENTE A NICOTINA, O CORPO ENTRA EM ABSTINÊNCIA. SINTOMAS: ANSIEDADE, INQUIETAÇÃO, SONOLÊNCIA OU INSÔNIA E PRISÃO DE VENTRE.
- PSICOLÓGICA : O CIGARRO TORNA-SE "BENGALA", O FUMANTE PASSA A FUMAR MAIS QUANDO ESTÁ ESTRESSADO, TRISTE E SENTINDO SOZINHO.
- COMPORTAMENTAL : O FUMANTE TEM UMA ROTINA COM O CIGARRO. HÁ MOMENTOS EM QUE O "FUMAR" É HÁBITO AUTOMÁTICO: DEPOIS DAS REFEIÇÕES, COM CAFEZINHO, APÓS IR AO BANHEIRO, ETC.
LEMBRE-SE CIGARROS DE BAIXO TEOR NÃO É BOA ALTERNATIVA. TODOS OS TIPOS DE DERIVADOS DO TABACO (CIGARROS, CHARUTOS, CACHIMBOS, CIGARROS DE BALI, ETC.) FAZEM MAL À SAÚDE.
CASO NÃO CONSIGA PARAR DE FUMAR SOZINHO, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário